fbpx

Google Acadêmico é uma ferramenta para pesquisa de artigos científicos. Ao oferecer uma busca mais precisa por referências bibliográficas, o buscador especializado do Google facilita a produção de trabalhos acadêmicos, TCCs, monografias e dissertações. Para conseguirem resultados ainda mais eficazes, os usuários podem aproveitar recursos como biblioteca virtual, gerador automático de referências e filtro de publicações por universidade. Confira, na lista a seguir, dez dicas para fazer pesquisas científicas no Google Acadêmico.

1. Expanda a pesquisa com artigos relacionados

Expanda os resultados de pesquisa com a função “Artigos relacionados” do Google Acadêmico — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

 

O Google Acadêmico oferece um recurso que permite encontrar artigos semelhantes em cada resultado de busca. A função ajuda estudantes que têm poucas referências de pesquisa e querem encontrar materiais com diferentes pontos de vista sobre o mesmo assunto. Basta escolher a opção “Artigos relacionados” para ter acesso à lista de obras.

2. Busque artigos por período

Encontre artigos mais recentes com a busca por período do Google Acadêmico — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Se você não quer correr o risco de produzir pesquisas desatualizadas, deve dar preferência a materiais recentes em sua busca. Para filtrar as publicações mais atuais, vá até o menu lateral esquerdo e defina as datas que atendem ao seu interesse na opção “Período específico”. O recurso também é útil para quem está produzindo estudos com um recorte temporal específico, por exemplo.

3. Adicione arquivos à biblioteca para ler mais tarde

Adicione publicações à biblioteca do Google Acadêmico — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak 

 

Durante o processo de pesquisa, é comum que os acadêmicos se concentrem em catalogar fontes confiáveis em vez de ler cada artigo científico com atenção. Nesses casos, vale guardar as publicações na biblioteca do buscador e se dedicar a uma leitura atenta mais tarde. O recurso evita o download de vários arquivos para o computador e ainda facilita a organização dos materiais, uma vez que é possível classificá-los com marcadores personalizados. Para salvar os artigos, basta clicar no ícone de estrela.

4. Organize as referências

Google Acadêmico organiza as referências nas normas da ABNT — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak
Organizar as referências bibliográficas de uma pesquisa científica manualmente pode ser uma tarefa entediante, já que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) exige a adequação a uma série de regras. Para facilitar a vida dos estudantes e pesquisadores, o Google Acadêmico traz um recurso capaz de elaborar as referências automaticamente. O procedimento não poderia ser mais simples: clique no ícone de aspas e veja a referência do artigo, tese, dissertação ou livro já dentro das normas da ABNT (NBR 6023).

5. Pesquise a palavra-chave entre aspas

Pesquise palavras-chave entre aspas para encontrar frases específicas no Google Acadêmico — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

As aspas (“) ajudam a procurar frases ou citações específicas. Ao pesquisar uma expressão entre aspas, o buscador entende que você quer encontrar as palavras-chave exatamente naquela ordem, e não em uma outra disposição aleatória.

Continue lendo

Fonte: Techtudo.

Deixe seu Comentário
Fechar Menu